Tuesday 19 July 2011

Política

Tive hoje o prazer de assistir na Almedina ao lançamento do "Portugal e a Europa em crise", um livro organizado pelo João Rodrigues e pelo José Reis que colige vários artigos escritos por boa gente no Monde Diplomatique nos últimos três anos.

O João Cravinho foi convidado e falou da crise em termos que me pareceram geralmente acertados, com uma excepção. Disse que não considerava que o euro fosse um problema válido para Portugal, porque, no seu entender, a desvalorização monetária é apenas uma droga que cria dependência crescente e não resolve problema nenhum. Rematou qualquer coisa como nenhum país ter conseguido usar eficazmente o câmbio para obter ganhos a longo prazo. Em vez do euro, apontou a globalização e a emergência da China industrial, com os famosos custos unitários de trabalho muito baixos, como o fenómeno que justifica boa parte da crise actual em Portugal. Ora estas duas ideias parecem-me uma contradição em termos. A emergência de uma China industrial é objectivo activamente perseguido através de uma política cambial extremamente agressiva, que consiste em manter o yuan subvalorizado. Não só existem países que claramente conseguiram utilizar a política cambial em proveito próprio, como não se pode qualificar objectivamente os salários de baixos sem se perceber que são baixos também por serem medidos em euros ou em dólares, mantidos artificialmente caros.

É preciso perceber que a política cambial é apenas outro nome para política monetária, e que monetária é apenas um adjectivo para Política.